Algarve é a região ideal para passar férias e relaxar. Além de dispor de uma ampla oferta para umas férias inesquecíveis, o Algarve tem de tudo um pouco: praia, campo, cidade, monumentos, gastronomia, atividades ao ar livre, desporto, cultura e diversão noturna. Independentemente da sua preferência, a diversidade algarvia é garantia de umas férias relaxantes. Mas, qual a melhor forma de alugar casas de férias no Algarve?

Embora seja a região mais turística de Portugal, o Algarve é muito diferenciado e as suas vilas e cidades variam muito consoante a parte do Algarve em que se encontra. Informe-se primeiro sobre qual a zona que lhe pode agradar mais e recolha o máximo de informações sobre a mesma. Alugar casas de férias no Algarve é simples, mas deve tentar assegurar-se de que as suas expectativas não saem defraudadas.

Para dar uma ajuda, deixamos aqui algumas dicas que podem ser bastante úteis na hora de alugar casas de férias no Algarve. Algumas delas são comuns a muitos outros locais de férias, mas há outras bem mais específicas e caraterísticas, quer do país, quer da região algarvia.

O que saber antes de alugar casas de férias no Algarve?

1. Nunca procure casa no verão: o período ideal para alugar casas de férias no Algarve é entre os meses de outubro e abril. De maio a agosto, a aposta é no arrendamento à semana, dado ser bastante mais lucrativo. O ideal é tentar o arrendamento a partir do final da época alta – final de setembro -, altura em que os preços estão mais baixos e a negociação é mais fácil.

2. Tenha cuidado com o subarrendamento e negócios em dinheiro: muitos proprietários em Portugal arrendam as suas propriedades ou moradias a dinheiro, evitando declarar esses valores ao fisco. Outros, subarrendam propriedades das quais são arrendatários, ganhando a margem entre o que pagam e o que ganham. Acautele-se com estes esquemas e prefira uma agência bem reputada ou um proprietário de confiança. Um negócio a dinheiro pode parecer muito barato e tentador, mas deixa-o sem qualquer tipo de proteção legal.

3. Não tenha pressa: a procura por arrendamento de longa duração em Portugal aumentou significativamente, o que aumentou a pressão sobre a oferta. Atualmente, não existem tantas propriedades ou moradias para arrendamento de longa duração como há alguns anos atrás. O “boom” turístico em Portugal provocou alguns desequilíbrios na oferta e procura de propriedades para arrendamento. Mas, não tenha pressa, tente divertir-se nesta quimera. Há coisas piores para fazer do que percorrer esta linda região para alugar casas de férias no Algarve.

4. Desloque-se ao terreno: muitas das casas, moradias e propriedades para arrendamento no Algarve não são colocadas online, o que faz com que o leque de oferta seja mais reduzido. Se puder, tire um fim-de-semana para passear, apanhar sol e dedicar algumas horas à “penosa” tarefa de alugar casas de férias no Algarve. Se não tiver essa possibilidade, contate uma agência de arrendamento local e entre em contato com os responsáveis, indicando as suas preferências e condições. Tente encontrar um parceiro de confiança para alugar casas de férias no Algarve com maior facilidade.