O inverno algarvio pode-se resumir em duas palavras: curto e chuvoso. Dezembro é o mês da chuva intensa, com trovoada, por excelência, mas é o que proporciona os dias mais amenos e soalheiros do inverno. Já janeiro, é menos chuvoso, mas os dias são frios, só se tornando mais quentes em fevereiro (altura do famoso Carnaval de Loulé).

Para quem nos visita, nesta altura do ano, pode-se dizer que o tempo é sempre uma incógnita. Um dia chove, no outro faz um sol maravilhoso que nos leva a deitar e a sentar um pouco na praia. Por isso, aconselhamos a que traga sempre roupa a contar com esta imprevisibilidade.

E prepare-se, porque a noite não costuma ser muito agradável. A humidade, o vento e o frio conjugam-se numa fórmula arrepiante, que nos faz procurar a lareira e o ar condicionado mais próximos.

Terras alternativas

Mesmo tendo em conta este senão climático, o Algarve continua a ser uma excelente opção como destino de viagem natalícia ou invernosa. Além de ser o destino ideal para famílias, a razão até acaba por ser simples: no inverno esta região do país é mais calma do que no verão e pode divertir-se nos diversos eventos natalícios programados em cada município.

Muitas das pessoas preferem ficar em locais mais centrais, como Albufeira, Portimão, Quarteira e Faro, mas também há boas opções fora destes grandes centros, como o Carvoeiro. Uma pequena localidade com um charme insuperável e uma boa seleção de restaurantes e bares. Sem contar com a sua beleza natural…

Outra terra que sugerimos é Silves, uma cidade localizada à beira rio, com laranjeiras e um Castelo do tempo dos mouros, que nos faz sonhar com tempos medievais. E, claro, temos de referir a enorme beleza da vista que a posição alta desta “fortaleza” nos concede.

Praias e golfe… no inverno!

Por falar em momentos mágicos, como deixar-nos seduzir por uma paisagem, porque não assistir a um pôr-do-sol invernoso? Deixe-se seduzir pela luz pálida, típica desta estação do ano, e ver como o sol se deixa embalar pelas águas. Ou, se preferir, porque não passear pelas areias frias da manhã?

E já que estamos a falar de sol e de praia, porque não falar dos lindíssimos campos de Golfe que pontilham todo o Algarve? Aproveite o bom tempo e os dias soalheiros para se desafiar a jogar nos greens tão elogiados pelos especialistas internacionais.

Se for uma pessoa mais ativa e mais virada para o BTT ou caminhadas pela natureza, não pense que foi esquecido…. Há circuitos perfeitos para tal. Além da já mencionada, em artigo anterior, Via Algarviana, há circuitos marcados por toda a região que permitem aos amantes destes desportos passarem um bom momento.

Destacamos, como exemplo, o circuito que liga o topo da Praia do Canavial à Praia dos Estudantes, a poucos minutos de Lagos. Um caminho de três horas que percorre as falésias típicas das praias de Lagos e que permitem uma pequena descida às praias para um pequeno momento de descanso.

Algarve, a fuga perfeita de inverno

Se está à procura da fuga perfeita para este inverno, não hesite em visitar o Algarve. Como pôde ver temos um pouco para todos os gostos. Restaurantes, bares, museus, praias, golfe, circuitos de caminhadas e de BTT… basta escolher e experimentar.