Dizer que Olhos de Água é uma terra mágica, pode parecer um exagero. Mas se pensarmos na beleza que infunde a observação de fontes de água doce despontarem no meio da água salgada do Oceano, talvez não seja um “exagero” assim tão grande…

O que é magia?

A magia é algo que nos fascina, cria encanto. No entanto, ela só existe para quem está disposto a encontrá-la. E, nos Olhos de Água, garantimos que até os mais céticos terão de confessar que ela realmente existe.

Mas reconhecemos que há todo um contexto que contribui e que dá sentido a todo esse sentimento…

Antes de mais, a forma como a povoação desce até ao areal e nos abre as “portas” do mar. Como chegamos tranquilamente até as areias douradas, que nos levam até ao azul característico do mar algarvio.

A pesca, sempre a pesca

Depois, são as casas de madeira dos pescadores, onde eles guardam os seus instrumentos da faina marítima. Feitas de madeira e de um azul que se integra na perfeição, naquele cenário.

Os próprios pescadores, que nos cumprimentam, enquanto cozem as suas redes gastas pelo sol, pelo sal e pelo esforço em capturar os peixes da costa algarvia.

Os barcos de pesca que ocupam sobranceiros o areal ocre e que nos traduzem em imagem, a palavra saudade. Lembrando as diversas histórias de pescadores que sempre dominaram o nosso imaginário.

O azul…

A calma das ondas, a extensão que elas percorrem até chegarem aos nossos pés. As cores da água, de um azul que vai do turquesa até ao mais profundo, as rochas que ficam na maré baixa… No fundo, toda a forma como esta pequena baía reúne areia, mar, falésia, barcos e pessoas…

Este cenário envolve-nos e compele-nos a conhecer mais, a observar os pormenores e tentar descobrir que segredos estão ali escondidos. À espreita. Prontos para nos surpreender.

É aqui que surgem os “olhos de água”, pequenas fontes de água doce que surgem do areal, das rochas e mesmo dentro da água salgada. Fontes que borbulham perante os nossos olhos, que podemos sentir nos nossos pés, tocar com as mãos.

Algo mágico que ganha uma nova dimensão quando, deitados na toalha, imaginamos como aquela água era preciosa para os navegadores, pescadores e piratas que faziam daquela costa o seu bom bordo.

É por estes e outros motivos, que nos atrevemos a divulgar esta nossa convicção: os Olhos de Água são realmente uma terra mágica.