Falar do Algarve e não falar de praias é um pouco como falar de Inglaterra e não se falar da Rainha, ou ir a Roma e não ver o Papa.

Por esse motivo, decidimos destacar a Praia da Falésia, considerada a melhor praia de Portugal e vencedora do prémio Travellers’ Choice, graças às opiniões e avaliações dos utilizadores do TripAdvisor.

A sua beleza natural, a água limpa e quente (nem sempre, confessamos), a visita ocasional de golfinhos selvagens e a vista que une Albufeira a Vilamoura, são mais do que argumentos e descrições utilizados pelos utilizadores do site, são factos.

Situada no concelho de Albufeira e com um areal de cerca de três quilómetros, esta é uma das praias mais frequentadas pelas famílias no verão, devido à sua ausência de pedras na beira da água e pelas diversas atividades oferecidas aos veraneantes.

A acompanhar o longo areal está uma falésia de tons fortes, rubros ou esbranquiçados, que lhe dá o nome e que começa na Praia do Barranco das Belharucas e que se estende até Vilamoura, numa extensão de 5,5 km.

Caracterizada pelas cores da areia e da argila, é habitual assistir-se a apontamentos de verde e de cor, graças aos narciso-das-areias, couve-do-mar, cravo-das-areias, trevo-de-creta, cardo-marítimo e às salgadeiras.

Para não falar dos pinheiros-mansos que insistem em crescer, teimosamente, à beira da arriba continuamente desgastada pelas chuvas, apresentando intensos relevos provocados pelas correntes de água.

Mas não é só a beleza natural desta praia que a torna especial, é também o seu areal próprio para longas caminhadas e os bosques de pinheiros-mansos que despontam, por vezes, a mais de 40 metros de altura.

Além de se poder apreciar uma excelente vista sobre o mar e da totalidade da falésia, existem diversos trilhos que convidam a explorar este local de beleza única.

Praia da Falésia é, sem dúvida, um lugar obrigatório para qualquer veraneante, turista ou algarvio. Nem que seja, simplesmente, para assistir um pôr-do-sol…