atividades no algarve

Sugestões para as suas férias em Albufeira


sugestões para férias em albufeira

Os turistas adoram Albufeira, no verão, no inverno… em qualquer altura do ano. Enchem os hotéis, alugam apartamentos e casas, percorrem as ruas estreitas da cidade histórica, banham-se nas praias (mais próximas e mais isoladas) e visitam a Marina. Mas que sítios visitam, ou devem visitar? Deixamos algumas sugestões que o podem ajudar a desfrutar desta cidade…

Cidade Histórica de Albufeira

Albufeira é conhecida pela sua História. Desde os tempos pré-históricos que há registo de pequenas povoações instaladas, no entanto só na altura dos Romanos é que esta povoação viu algum desenvolvimento. O povo vindo de Lácio construiu pontes, aquedutos e estradas, além de artefactos, que podemos ver no Museu Municipal de Arqueologia.

Curiosamente, o nome não vem do original romano, Baltum, mas sim do árabe “Albuar” ou “Albuhera”, que significam “pequeno lago/lagoa”, ou de acordo com alguns especialistas “castelo do mar”. Infelizmente, a maior parte da cidade e dos vestígios destas civilizações foram destruídos pelo terramoto de 1755 e pelas ondas que atingiram os dez metros de altura.

A Igreja Matriz, antiga mesquita árabe adaptada ao culto cristão, onde a população se refugiara, pedindo misericórdia, desabou causando 227 vítimas. Até o castelo ficou arrasado, mas sobre as ruínas do portão e da igreja, foi construída uma capela e a famosa Torre do Relógio (que hoje em dia é visitável, assim como a capela).

A nível de património histórico cultural, pode ainda visitar a Igreja Matriz, outro dos edifícios edificados pós-terramoto 1755, as ruínas do Castelo e da sua muralha, assim como as da Bateria de Albufeira. Caso queira aprofundar os seus conhecimentos históricos da cidade, sempre pode visitar os Museus Municipal de Arqueologia de Albufeira e o de Arte Sacra (Igreja de São Sebastião).

Ir a pé até à praia

Se prefere descansar um pouco dos roteiros históricos, pode aproveitar as duas praias que se encontram perto do Centro Histórico: a Praia do Túnel e a Praia dos Pescadores. Pode aceder a ambas a partir do Centro e a pé.

Enquanto que à Praia do Túnel pode chegar a partir de um túnel (daí o nome) e através de um elevador, a dos Pescadores pode descer as escadas que se encontram no final da rua calcetada e destinada exclusivamente para o trânsito pedestre. A sensação que as duas praias lhe transmitem será a mesma: a de puro fascínio pelas areias douradas e pela brisa fresca levada pela água.

Caso esteja com disposição para uma caminhada maior, pode ir até à Praia da Oura, onde poderá desfrutar de um longo areal e de algumas pequenas “piscinas” naturais, quando a maré está baixa. Outra sugestão, poderá ser a Praia da Galé, também conhecida pelo seu areal e pelas formações rochosas que o acompanham.

Cruzeiros e golfinhos é na Marina Se o seu gosto recai em embarcações e se até gostaria de se aventurar numa ou encontrar alguns golfinhos, a Marina de Albufeira é o local certo para ir. Seja por um dia inteiro, ou metade, aproveite os charters e passe esse tempo no mar. Também pode aproveitar os cruzeiros que o levam em busca de golfinhos e tirar fotografias destes animais únicos.

Sente-se cansado? Então aproveite este espaço para passear e sentar-se a uma esplanada, beber um café ou uma bebida fresca, e relaxar enquanto observa as embarcações acostadas na Marina. No fundo, fazer aquilo que se faz de melhor em Albufeira: estar de férias!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *