Os turistas adoram Albufeira, no verão, no inverno… em qualquer altura do ano. Enchem os hotéis, alugam apartamentos e casas, percorrem as ruas estreitas da cidade histórica, banham-se nas praias (mais próximas e mais isoladas) e visitam a Marina. Mas que sítios visitam, ou devem visitar? Deixamos algumas sugestões que o podem ajudar a desfrutar desta cidade…

Cidade Histórica de Albufeira

Albufeira é conhecida pela sua História. Desde os tempos pré-históricos que há registo de pequenas povoações instaladas, no entanto só na altura dos Romanos é que esta povoação viu algum desenvolvimento. O povo vindo de Lácio construiu pontes, aquedutos e estradas, além de artefactos, que podemos ver no Museu Municipal de Arqueologia.

Curiosamente, o nome não vem do original romano, Baltum, mas sim do árabe “Albuar” ou “Albuhera”, que significam “pequeno lago/lagoa”, ou de acordo com alguns especialistas “castelo do mar”. Infelizmente, a maior parte da cidade e dos vestígios destas civilizações foram destruídos pelo terramoto de 1755 e pelas ondas que atingiram os dez metros de altura.

A Igreja Matriz, antiga mesquita árabe adaptada ao culto cristão, onde a população se refugiara, pedindo misericórdia, desabou causando 227 vítimas. Até o castelo ficou arrasado, mas sobre as ruínas do portão e da igreja, foi construída uma capela e a famosa Torre do Relógio (que hoje em dia é visitável, assim como a capela).

A nível de património histórico cultural, pode ainda visitar a Igreja Matriz, outro dos edifícios edificados pós-terramoto 1755, as ruínas do Castelo e da sua muralha, assim como as da Bateria de Albufeira. Caso queira aprofundar os seus conhecimentos históricos da cidade, sempre pode visitar os Museus Municipal de Arqueologia de Albufeira e o de Arte Sacra (Igreja de São Sebastião).

Ir a pé até à praia

Se prefere descansar um pouco dos roteiros históricos, pode aproveitar as duas praias que se encontram perto do Centro Histórico: a Praia do Túnel e a Praia dos Pescadores. Pode aceder a ambas a partir do Centro e a pé.

Enquanto que à Praia do Túnel pode chegar a partir de um túnel (daí o nome) e através de um elevador, a dos Pescadores pode descer as escadas que se encontram no final da rua calcetada e destinada exclusivamente para o trânsito pedestre. A sensação que as duas praias lhe transmitem será a mesma: a de puro fascínio pelas areias douradas e pela brisa fresca levada pela água.

Caso esteja com disposição para uma caminhada maior, pode ir até à Praia da Oura, onde poderá desfrutar de um longo areal e de algumas pequenas “piscinas” naturais, quando a maré está baixa. Outra sugestão, poderá ser a Praia da Galé, também conhecida pelo seu areal e pelas formações rochosas que o acompanham.

Cruzeiros e golfinhos é na Marina Se o seu gosto recai em embarcações e se até gostaria de se aventurar numa ou encontrar alguns golfinhos, a Marina de Albufeira é o local certo para ir. Seja por um dia inteiro, ou metade, aproveite os charters e passe esse tempo no mar. Também pode aproveitar os cruzeiros que o levam em busca de golfinhos e tirar fotografias destes animais únicos.

Sente-se cansado? Então aproveite este espaço para passear e sentar-se a uma esplanada, beber um café ou uma bebida fresca, e relaxar enquanto observa as embarcações acostadas na Marina. No fundo, fazer aquilo que se faz de melhor em Albufeira: estar de férias!