As 12 horas diárias de um magnífico sol algarvio já acabaram e os demorados mergulhos em águas que chegam aos 21 ºC já não podem ser dados.

E agora? Há ainda algo que se possa fazer no Algarve no Inverno?

Se é daqueles que acha que o Algarve só pode ser aproveitado durante o Verão, desengane-se!

Mesmo durante o Inverno, o clima algarvio é temperado, com temperaturas médias entre os 9 ºC e os 16 ºC. Os períodos de chuva são ocasionais, o que lhe permite realizar várias atividades e desfrutar de longos passeios durante todo o ano.

No Inverno ainda tem uma grande vantagem: os inúmeros turistas e veraneantes portugueses dispersam durante a época baixa, podendo aproveitar com maior tranquilidade tudo o que esta região tem para oferecer.

Hotéis e Spas a metade do preço

Um dos grandes pontos fortes do Algarve é a qualidade e diversidade do setor hoteleiro e Spas. Com a chegada da época baixa, o preço médio de estadia em hotéis e tratamentos em Spas baixa significativamente, pelo que pode desfrutar dos mesmos serviços e qualidade gastando muito menos.

Para aproveitar o Algarve no Inverno, faça uma pesquisa acerca dos vários locais disponíveis para pernoitar ou descontrair. Pode também optar por fazer turismo rural ou recorrer ao aluguer de propriedades, conseguindo gastar ainda menos!

Um dia passado com os animais

Apesar do parque mais conhecido do Algarve – o Zoomarine – estar fechado durante o Inverno, pode aproveitar para conhecer outros animais que residem na região.

O Zoo de Lagos está aberto durante os meses mais frios e tem um programa especial de Inverno. A “Natalândia” decorre entre 8 e 31 de dezembro e junta o Pai Natal, renas e duendes às inúmeras espécies de animais do Zoo.

Em Algoz, encontra ainda o Krazy World Zoo, aberto de sexta-feira a domingo durante os meses de Inverno, e que é a moradia de vários camelos, lémures, tartarugas aligator e muitos outros animais.

Surf e Golfe… No Inverno

Uma das melhoras formas de tirar partido do Algarve no Inverno é apanhar as melhores ondas da região. Entre novembro e março é a melhor altura para praticar Surf na costa algarvia, uma vez que as ondulações são mais fortes, chegando a atingir entre 2 m e 4,5 m de altura.

Outra das atividades mais caraterísticas do Algarve é o Golfe. Os campos de golfe do Algarve são reconhecidos mundialmente, pelo que no Verão costumam estar sempre lotados. Assim, aproveitar esta época mais calma para dar umas tacadas com os seus amigos é uma excelente opção.

O Algarve antigo e as festas tradicionais

Descubra as pitorescas aldeias algarvias, como Estoi, em Faro, Cachopo, em Tavira ou Paderne, em Albufeira.

Além de visitar as aldeias e degustar da gastronomia local, pode ainda participar em festas tradicionais no Algarve durante o Inverno, como o famoso Carnaval de Loulé, com três dias de grande animação.

A todas estas atividades, junte ainda uns longos passeios nos belos areais da Praia de Albufeira ou da Praia da Rocha, no sul de Portimão, e aproveite ao máximo o Algarve no Inverno!