Os dias mais frescos já estão à porta e já se começa a notar diferenças nas praias algarvias. A enorme enchente de turistas e veraneantes, que escolheram o sul do país como destino de férias, já está a deixar o Algarve, tornando esta zona do país muito mais apetecível para quem gosta de tranquilidade.

Apesar de o Algarve ser conhecido principalmente pelas suas praias, se visitar a região no inverno, facilmente perceberá que a magia do Algarve não passa só pelos longos areais e águas quentes!

Hoje, mostramos-lhes quatro sítios para visitar no Algarve no inverno, que o farão apaixonar pela história e pelas paisagens deslumbrantes da zona.

1.     Parque Natural da Ria Formosa

Com enorme relevância internacional, a Ria Formosa é um dos sítios para visitar no Algarve no inverno que não pode mesmo perder!

O parque estende-se por mais de 18 mil hectares, entre as Praias do Garrão e da Manta Rota, com paisagens únicas e uma biodiversidade bastante significativa. Como tal, este parque natural é perfeito para realizar passeios pedestres, descobrindo todos os canais, ilhas, sapais e bancos de areia.

Além disso, aproveite para dar um passeio de barco e observar as diversas espécies de aves que por lá passam durante os meses mais frios, como a galinha-sultana.

2.     Sagres

Sagres é o destino ideal para os amantes da natureza, rodeado de praias deslumbrantes e muitas vezes desertas durante o Inverno.

Passeie nos areais da Praia do Tonel ou da Mareta e, se for amante de Surf, aproveite para apanhar umas ondas no Zavial, pois é durante os meses de novembro e março que as ondulações algarvias são mais fortes.

Em Sagres, é também imprescindível visitar o Cabo de São Vicente, a ponta mais a sudoeste do continente europeu, bem como a Fortaleza de Sagres, que lhe dará acesso a vistas magníficas para as enseadas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano.

3.     Monchique

A pitoresca vila de Monchique está situada na Serra com o mesmo nome, conhecida pela sua vegetação rica, fauna e águas medicinais. Na Serra de Monchique, poderá realizar atividades ao ar livre, como caminhadas ou ciclismo, ou pode ainda aventurar-se até ao Miradouro da Fóia, o ponto mais alto do Algarve, a 902 metros de altitude.

Se visitar Monchique, dê ainda um salto às ruínas do Convento de Nossa Senhora do Desterro, um antigo convento dos frades da Terceira Ordem Regular de São Francisco.

4.     Cacela Velha

Outro dos melhores sítios para visitar no Algarve no inverno é a localidade de Cacela Velha, que se constituí como um autêntico miradouro sobre o mar e sobre as ilhas do Parque Natural da Ria Formosa.

Nesta pequena aldeia pode ainda visitar a Igreja matriz, uma construção quinhentista à beira da falésia, e o Forte de Cacela Velha, de origem islâmica e datado do século XVII.

Antes de escolher quais os sítios para visitar no Algarve no inverno, instale-se confortavelmente na região analisando toda a oferta de alojamento que caracteriza o Algarve. Depois é só escolher aquela que melhor corresponde às suas necessidades!